Indicador avançou 25%, resultado do crescimento de todas as unidades de negócio do Grupo
São Paulo, abril de 2024 – O Grupo Edson Queiroz (GEQ) apresentou R$1,2 bilhão em EBITDA em 2023, resultado que representa um avanço significativo de 25% em comparação a 2022. Esse resultado é fruto de uma gestão eficaz e de estratégias de mercado bem-sucedidas em todas as operações do Grupo. A receita bruta da holding multissetorial, detentora das empresas Nacional Gás, Esmaltec, Minalba Brasil, e Sistema Verdes Mares (SVM), foi de R$12,2 bilhões.
Todas as empresas performaram de forma positiva e foram geradoras de caixa, mantendo o Grupo sem dívida líquida. O GEQ também tem investido em áreas estruturantes como logística, tecnologia da informação, recursos humanos, e em parcerias importantes, buscando sustentar seu crescimento contínuo.
“O GEQ tem passado por diversas mudanças nos últimos anos, buscando sempre obter ganhos de eficiência nas operações e aprimorar seus processos internos. Entendemos que a evolução começa de dentro para fora, e por isso também temos dedicado especial atenção aos temas que envolvem pessoas, cultura corporativa e inovação”, afirma Carlos Rotella, presidente-executivo do GEQ.
Por dentro dos negócios
Apesar da redução do preço do GLP nas refinarias, a operação da Nacional Gás se manteve estável. Essa solidez é fruto de investimentos em otimização de operação e inovação digital para aprimoramento na experiência de revendedores. Para 2024, a empresa planeja ampliar e fortalecer sua atuação no segmento empresarial.
Já a Minalba Brasil, líder em seu segmento de mercado, realizou investimentos em suas unidades fabris de Campos do Jordão e Águas de Santa Bárbara, em São Paulo; no lançamento das latas inclusivas, como a primeira lata com inscritos em braile, e seu primeiro produto social em parceria com a ONG Gerando Falcões. Também promoveu a ampliação do seu portfólio exclusivo de marcas importadas com a chegada das novas embalagens de Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, e aumentou suas ativações de marca, com sua primeira promoção nacional e primeira Corrida de Rua. Em 2024, a Minalba Brasil segue em sua jornada de estruturação logística, se posicionando como gestora de marcas. Além de ampliar suas parcerias estratégicas com grandes players, visando expandir ainda mais sua abrangência nacional.
Para os setores de linha branca e varejo, 2023 foi um ano desafiador, principalmente no primeiro semestre.
Mesmo com esse cenário, a Esmaltec manteve seu resultado estável, que demonstra uma gestão financeira responsável e sustentável. Para 2024, a empresa prevê investimentos em sua fábrica de Maracanaú, no Ceará, além do lançamento de novos produtos, especialmente com alta eficiência energética.
Já o SVM destacou-se na produção de conteúdos, desenvolvendo episódios e programas para veiculação nacional para a rede Globo, empresa a qual é afiliada no Ceará. Também investiu em tecnologia e digitalização, além da conversão da Rádio Verdes Mares, Verdinha, líder em audiência no Ceará, para o sistema FM. Outro destaque foi no reconhecimento por meio de premiações de grande relevância que deram visibilidade a projetos voltados para meio ambiente e sociedade, como Mares ao Mar, Projeto Elas e Terra de Sabidos. Em 2024, a empresa planeja o lançamento de novos produtos visando a monetização do digital.
Novos investimentos e projetos
Os resultados alcançados também foram impulsionados por investimentos diversificados, nas áreas de recursos humanos, supply chain e tecnologia da informação.
Para o Grupo, o capital humano sempre foi prioridade. Em 2023, houve investimentos na implementação de um programa sólido de evolução cultural, que contou com a contratação da consultoria Walking the Talk, uma das referências nesse tema.
Algumas ações que se destacaram foram o fortalecimento do quadro de liderança, com contratação de executivos vindos de diversas regiões do país; consolidação do programa de trainee que oferece oportunidades para jovens de todo Brasil, e contou com mais de 5 mil inscritos; além de investimentos na ampliação de benefícios com foco na saúde física e mental dos colaboradores.
“Esse tipo de investimento não apenas demonstra preocupação com o bem-estar dos funcionários, mas também pode ter impactos positivos na produtividade e retenção de talentos.” comenta o executivo.
Em supply chain, a adoção da Torre de Controle Logístico tem se revelado uma estratégia eficaz para impulsionar a produtividade e eficiência operacional; já a implementação de um novo sistema ERP-SAP em toda a holding deve conduzir a transformação dos processos por meio da tecnologia e criar uma cultura orientada a dados para agilizar a tomada de decisão.
Permeando todas essas evoluções da companhia, está o rebranding realizado em 2023. A nova marca imprime um novo posicionamento da companhia e reforça sua presença nacional.
O GEQ prevê também a inauguração de seu escritório institucional na cidade de São Paulo ainda no primeiro semestre deste ano, um movimento importante para a companhia e a operação dos seus negócios.
Um marco importante a ser ressaltado nesse início de 2024 é a formação da OTGN, uma joint venture entre GEQ, Oiltanking e Copa Energia, responsável pelo desenvolvimento, construção e operação de um terminal para armazenamento refrigerado de gás liquefeito de petróleo (GLP), em Porto de Suape, cujo investimento estimado é de R$ 1,2 bilhão.
Sobre o Grupo Edson Queiroz – Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. Ao longo da história, o Grupo consolidou uma cultura de pioneirismo e desenvolvimento de grandes negócios, empregando diretamente cerca de 9 mil colaboradores e guiando sempre suas decisões nos princípios éticos que baseiam todas as suas relações. Entre as áreas de atuação e marcas, estão: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Alimentos e Bebidas, com a Minalba Brasil e Comunicação, com o Sistema Verdes Mares.
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