Carlos Rotella: “Pretendemos adquirir negócios com capilaridade no Brasil” — Foto: Jarbas Oliveira/Valor
Em comparação ao ano anterior, Grupo registrou crescimento de 12% na receita bruta e 24% no EBITDA
O Grupo Edson Queiroz (GEQ), um dos maiores grupos multissetoriais do mercado brasileiro, alcançou uma receita bruta de R$ 13,5 bilhões em 2022. O grupo, que atua nos segmentos de energia por meio da Nacional Gás, alimentos e bebidas com a Minalba Brasil, linha branca com a Esmaltec e comunicação com o Sistema Verdes Mares, registrou um crescimento de 12% em comparação ao ano anterior. O EBITDA da companhia atingiu a marca de R$1 bilhão, um crescimento de 24% em relação ao ano anterior.
“O Grupo Edson Queiroz (GEQ) registrou um forte crescimento em uma base que já era robusta. Todas as empresas do grupo performaram bem operacionalmente, bem como foram geradoras de caixa, ratificando a condição de dívida líquida da companhia”, afirma Carlos Rotella, presidente-executivo do Grupo Edson Queiroz (GEQ). “O resultado do Grupo em 2022 reflete a melhoria na eficiência operacional atrelada às estratégias de mercado que nos permitiram alcançar números de destaque”, complementa o executivo.
Dentro dos negócios, o ano foi marcado pela consolidação das operações de Minalba Brasil. Nos últimos anos, a empresa investiu no seu portfólio e no posicionamento de suas marcas, em parcerias estratégicas e na eficiência operacional, que consolidaram sua liderança no segmento de água mineral brasileiro.
A Esmaltec, apesar do mercado de linha branca ter atravessado um momento desfavorável, por conta da perda do poder de compra do consumidor, a empresa foi capaz de, rapidamente, adequar sua linha de produtos para esse público, conseguindo assim fechar um ano de bons resultados.
O SVM alavancou a qualidade de seu conteúdo em 2022 e fez o lançamento de uma multiplataforma de notícias no rádio, tv e internet de forma integrada. O Sistema Verdes Mares entrou em 2023 como líder do mercado cearense nos meios tv, rádio de entretenimento, rádio de notícias e liderando o mercado de portal de notícias no Nordeste.
A Nacional Gás apesar de toda pressão inflacionária que recaiu sobre a cadeia de supply chain ao longo do ano, voltou seus esforços para a maximização dos recursos operacionais, visando sempre o consumidor final, dada a importância e essencialidade do seu produto.
Novo posicionamento e planos para os próximos anos
Em 2023, buscando evoluir e ganhar mais mercado em seus segmentos de atuação, o GEQ pretende investir em expansão, processos e modernização de seus negócios. Além disso, a companhia busca ampliar sua presença nacional por meio de seu novo posicionamento de marca, expansão de seu portfólio e investimentos em inovação.
“O Grupo Edson Queiroz está vivendo uma jornada de transformação. Revisitamos nossa cultura, redefinimos nossa estratégia, expandimos e evoluímos e isto precisa estar refletido em nossa identidade. O GEQ tem construído uma história de sucesso que muito nos orgulha e nossa marca traduzirá essa visão de futuro, bem como o pioneirismo, a versatilidade e a ousadia que ajudaram a forjar o nosso legado.”, comenta Carlos Rotella, presidente executivo do GEQ.
Sobre o Grupo Edson Queiroz – Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. Ao longo da história, o Grupo consolidou uma cultura de pioneirismo e desenvolvimento de grandes negócios, empregando diretamente mais de 9 mil colaboradores e guiando sempre suas decisões nos princípios éticos que baseiam todas as suas relações. Entre as áreas de atuação e marcas, estão: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Alimentos e Bebidas, com a Minalba Brasil e Comunicação, com o Sistema Verdes Mares.
Informações para Imprensa: